A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta semana uma moção que visa baixar o preço do passe de transportes para 30 euros mensais, pretendendo, assim, o executivo camarário fomentar uma mobilidade mais inclusiva e em que os cidadãos estejam menos dependentes dos meios próprios para se deslocarem.
Segundo o noticiado pelo site Observador, a moção pede não só a baixa de preço do passe, mas também que para menores de 18 e maiores de 65 anos, o passe seja gratuito, nos 18 municípios que compõem a AML.
Relembrar que, atualmente, estão em vigor dois tipos de passes na região de Lisboa: o Navegante Municipal (30 euros), que permite apenas deslocações para a cidade; e o Metropolitano (40 euros), que permite viajar por toda a área da Grande Lisboa, conforme explica também a revista NiT.
Para que a moção passe a ser aplicada, esta tem agora de ser ratificada pelos vários municípios da área metropolitana e ainda pelo Governo, uma vez que esta alteração implica a revisão do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).