Economia Circular

Marca de ótica mais sustentável do mundo chega a Portugal

A Karün, premiada como a “Marca de Ótica Mais Sustentável” pela Global Brands Magazine, chegou ao mercado português, através da MultiOpticas. A marca existe há mais de dez anos, é da Patagónia e produz óculos feitos a partir de redes de pesca.

Segundo explicado em comunicado, a marca construiu a sua cadeia de valor assente num sistema de economia circular e privilegia o trabalho junto de comunidades locais da Patagónia. Os modelos de alta durabilidade são criados através de Econyl nylon regenerado, proveniente de redes de pesca recicladas e outros materiais descartados, como metais e policarbonato reciclados.

“Face às alterações climáticas, a transparência, o comércio justo, e a proteção da natureza e das comunidades deveriam ser os pilares dos negócios, no entanto, esta prática ainda não se verifica. O nosso maior trunfo para fazer com que a sociedade priorize estas problemáticas é convidar mais pessoas a exigir às suas marcas preferidas que divulguem o que estão a fazer para enfrentar e combater as alterações climáticas”, afirma o CEO & Founder of Karün, Thomas Kimber.

A empresa anunciou recentemente ser neutra em carbono, através da certificação Company B. Em 2020, a pegada carbónica da empresa foi de 60,5 toneladas de equivalentes a CO2, equivalente a aquecer sete casas durante um ano. 90,3% foi proveniente da cadeia de produção. Para compensar estas emissões, a empresa decidiu financiar projetos como o Acre Amazonian Rainforest Portfolio REDD+.

“Embora não tenhamos conseguido evitar 60,5 toneladas de emissões depois de termos mudado para um modelo circular de operações, através da aquisição de 60,5 toneladas de reduções, estamos a contribuir para o trabalho da Conservação da Natureza para proteger esta bela área que inclui a promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, alinhada com o desenvolvimento comunitário”, nota a marca de ótica, no seu site.

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