Reciclagem

Projeto iREC associou gamification à separação de embalagens

IREC  e

O iREC – projeto de devolução das embalagens de bebidas de Cascais, com a utilização de técnicas de gamification – recolheu mais de um milhão de embalagens, em apenas um ano. Nesse mesmo período, os utilizadores deste sistema de devolução ganharam 1,2 milhões de pontos e seis mil prémios.

“O iREC é um bom exemplo de como a tecnologia e equipamentos, que são familiares às pessoas, são bons instrumentos para ter um nível de adesão elevada: num ano conseguimos recolher um milhão de embalagens de bebidas. A gamification foi uma parte importante deste sucesso. Com o iREC preparamos a entrada em vigor do Sistema de Depósito com Retorno, já com conhecimento feito no terreno,” afirma o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão.

Os pontos foram acumulados pela aplicação CityPoints Cascais, no qual é dado um ponto por cada registo de determinado comportamento como utilizar as referidas máquinas, doar sangue, adotar um animal, ou utilizar os transportes públicos, entre outros. Posteriormente estes pontos podem ser trocados por produtos ou serviços de entidades locais, numa lógica de promoção da economia local.

Para reforçar a mensagem da sustentabilidade, a iniciativa privilegiou produtos fornecidos e fabricados em Portugal que reutilizam ou reciclam materiais ou são uma alternativa aos produtos descartáveis.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever