Durante os últimos anos temos assistido a novos movimentos para tentar baixar as emissões de carbono produzidas pelo transporte e pela atividade humana em geral. Se no caso da mobilidade a eletrificação e os modos suaves parecem ser a grande aposta, no caso do consumo humano a tentativa é que a energia solar, ou renovável, passe a desempenhar um papel crescente no mix dos países até à neutralidade.
Neste artigo, exploraremos dois casos emblemáticos de inovação em termos de mobilidade suave, trazendo exemplos de ciclovias, dos Países Baixos e da Coreia do Sul, onde as ‘faixas cicláveis’ foram pensadas para contemplar uma aposta em energia solar.
Ciclar sobre painéis solares
No caso neerlandês, foram construídas duas ciclovias, de 1000 metros quadrados, desenvolvidas com o ‘chão’ em painel fotovoltaico. A ideia é combinar a produção de energia solar com um espaço que é usado para circular de bicicleta.
Desenvolvidas pela empresa francesa Colas e montadas pela BAM Royal Group, estas ciclovias foram instaladas nas províncias de Brabante do Norte e Holanda do Nortel. A tecnologia do módulo fotovoltaico oferece uma eficiência de 21% por metro quadrado, sendo que as células solares instaladas no chão são produzidas com uma proteção multicamada de resina, tendo também uma arquitetura elétrica onde foi pensada a minimamente utilização de fiação.
Prevê-se que este piloto possa geral 160 MWh/ano de energia renovável durante o primeiro ano.
Apesar de emblemático, este projeto não é o primeiro do género a ser ‘instalado’. “As estradas solares na Holanda não são um conceito desconhecido. Em 2016, uma ciclovia perto de Amesterdão foi equipada com painéis solares e outra foi construída em 2020 em Utrecht”, explica a revista PV Magazine.
As ciclovias eco-friendly na Coreia do Sull
O projeto não é novo, mas foi trazido para a ribalta da comunicação social ocidental recentemente pela ABC. No meio de uma autoestrada com oito faixas, o governo local decidiu construir uma ciclovia de oito quilómetros e meio… coberta de painéis solares.
Ligando as cidades de Daejeon a Sejong, capital administrativa da Coreia do Sul, apresentando 4 metros de largura e intermitentemente coberta por um ‘telhado’ de painéis solares.
No total, por cima da pista onde passam as bicicletas, 7.502 painéis solares instalados, em intervalos de aproximadamente 30 polegadas (aprox 76 centímetros), cobrem 3 milhas (4,8 quilómetros) da rodovia de ciclismo, permitindo, anualmente, produzir uma média de 2.200 MWh de eletricidade ecológica que alimenta muitas das luzes da rua e displays eletrónicos em Sejong.