Cerca de 36% dos britânicos utilizadores de plataformas de click & collect experienciaram alguns problemas durante as suas encomendas no período de Natal. A conclusão é do estudo anual da JDA ‘Centiro Christmas Customer Pulse’, que revela ainda que para 31% dos consumidores inquiridos a principal queixa prende-se com o facto de as lojas não possuírem uma área dedicada aos clientes de click & collect.
Para além disso, para 31% dos consumidores, as lojas não possuem colaboradores suficientes para lidar com os clientes utilizadores deste tipo de plataformas, e para 24% as maiores queixas prendem-se com o facto de terem que esperar demasiado tempo para recolherem as encomendas realizadas online ou para que o funcionário da loja consiga localizar a encomenda.
De acordo com a European Supermarket Magazine, que cita Jason Shorrock, vice-presidente de estratégia de retalho da JDA, “enquanto o retalho online continua a registar crescimentos sem precedentes no Reino Unido, na altura do Natal, os utilizadores destas plataformas continuam a ter vários problemas com as suas encomendas. Os problemas com as entregas em casa do cliente não são algo novo. Mais preocupante para muitos retalhistas é que a época natalícia tenha exposto as falhas das suas operações click & collect.”
Em 2015, cerca de 41% dos shoppers britânicos usaram o formato click & collect para fazer compras no período de Natal, um crescimento face aos 39% de 2014.