Congresso APLOG

Congresso APLOG: Lógica europeia com temas globais

Congresso APLOG: Lógica europeia com temas globais

“O Eurolog 2014 é uma oportunidade ímpar para ter uma perceção de quais são as tendências nos próximos anos, na logística e nas tecnologias, seja para as empresas com operações internacionais seja para aquelas que operam exclusivamente em solo nacional”, garante Raúl Magalhães, Vice-Presidente da APLOG, e responsável pela Logística Internacional da Sonae. 

O Congresso decorre nos dias 29 e 30 de outubro no Centro de Congressos de Lisboa na Junqueira, Lisboa. Este ano o tema é “Next Generation Supply Chains & Logistics: What are the European challenges?”.A APLOG espera “chegar ou mesmo ultrapassar” os 400 visitantes, dos quais 15% a 20% deverão ser estrangeiros, a ter em conta a média de participação estrangeira nos outros Congressos Eurolog.

Este ano, o Congresso de Logística conta com um dia extra, 31 de Outubro, denominado Research Day, dedicado à Academia e ao estudo universitário da logística. Trata-se de um evento mais específico, organizado pela ELA, com apoio da APLOG, que vai decorrer no ISCTE. Neste dia, a maioria dos participantes será internacional mas vai haver uma participação nacional e a APLOG está a fazer um esforço para envolver a academia portuguesa.

Desafios acrescidos

Em termos de organização, o Congresso deste ano levantou um desafio mais interessante que o habitual: “Tivemos de fazer uma escolha de temas e oradores numa lógica global, ou pelo menos europeia, mas sem nos divorciarmos do nosso público-alvo, que é português e representa 80% dos nossos visitantes”, explica Raul Magalhães. A opção foi “trazer uma perspetiva diferente sobre o nosso país”, conseguida através de intervenções como a de João Aguiar Machado, da DGMove, ou de Jean François Arvis, do Banco Mundial.A organização do Eurolog requereu “cuidados especiais e maior envolvimento por parte da Direção da APLOG”. Todo o congresso vai ter tradução simultânea e vai ser preciso fazer o acompanhamento dos membros da ELA. “Temos aqui um papel de embaixadores do país e queremos que quem nos vem visitar leve do programa e de todo o congresso uma imagem positiva”.

Outra consequência da organização do Eurolog 2014 foi o reforço da componente institucional. Este ano, o 17º Congresso de Logística/Eurolog 2014 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e é esperada a presença do Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sessão de abertura, a juntar-se a Alcibíades Paulo Guedes, Presidente da APLOG, e Jos Marinus, Presidente da ELA. Está já confirmada a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, no encerramento.   

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever