A Continental vai apresentar uma nova tecnologia de carregamento indutivo para veículos elétricos. De acordo com a empresa, trata-se de uma tecnologia que transfere a energia do carregamento sem fios de uma plataforma de carregamento no solo para uma plataforma de carregamento na parte inferior do veículo.
De acordo com a empresa, “o condutor só tem de estacionar em cima da plataforma de carregamento, auxiliado por uma solução de micronavegação inovadora da Continental. Assim que o veículo se aproxima de uma área de estacionamento equipada com carregamento indutivo é executado automaticamente um diálogo de autenticação com a estação de carregamento. Um interface homem-máquina mostra ao condutor quando é que o veículo atingiu a posição correta de estacionamento e confirma que o carregamento começou. “
Thomas Röhrl, perito da Continental responsável por este sistema indutivo de carregamento, explica que “no presente, existem várias razões para que os condutores de veículos elétricos estejam relutantes em usar todas as oportunidades disponíveis para carregarem o seu veículo. Se estiver frio ou húmido no exterior, podem não ter vontade de sair e de se debaterem com um cabo de carregamento”.
“Com este sistema de carregamento indutivo, os condutores podem tirar vantagem das oportunidades de recarregamento sempre que estas surgirem e sem qualquer incómodo”, acrescenta Röhrl. “E um grande número de pequenas sessões de carregamento fornece a mesma energia do que uma sessão mais longa”.
A Continental explica também que os condutores de veículos elétricos costumam comparar o carregamento da bateria do seu veículo a atestarem o depósito num veículo convencional, contudo, carregar um veículo elétrico demora mais tempo do que atestar um depósito. Com esta tecnologia, no entanto, o sistema carrega o veículo automaticamente assim que o carro estiver estacionado na posição correta sobre a plataforma no solo.

