Responsabilidade Social

Dachser vai investir 1,1M€ em projetos sociais

Dachser janeiro

A Dachser anunciou esta quarta-feira (2 de dezembro) que irá expandir o seu compromisso social a outros países, investindo nos próximos cinco anos um total de 1,1 milhões de euros em projetos de ajuda local que fomentem a melhoria da vida das populações.

A notícia surge dez anos depois de a empresa ter iniciado uma intervenção solidária no estado indiano de Uttar Pradesh com o apoio da organização de ajuda infantil ‘Terre des Hommes’. O investimento agora anunciado pretende contribuir ao nível da defesa dos direitos infantis, da educação e da proteção dos recursos naturais.

“A logística aproxima as pessoas, os mercados e a produção. Enquanto empresa de dimensão global, deve ser nosso compromisso defender a melhoria das condições de vida daqueles que não têm a possibilidade de aceder aos benefícios da globalização”, explica Bernhard Simon, CEO de Dachser. “É preciso paciência e uma perspetiva de longo prazo para realmente mudar as coisas. É por isso que continuamos a apoiar os projetos locais de ‘Terre des Hommes’ na Índia, à medida que vamos estabelecendo novos objetivos solidários em outros países e continentes.”

“Os resultados dos projetos obtidos ao longo da última década mostram que tem havido uma melhoria duradoura das condições de vida de crianças e adolescentes em 136 aldeias do estado de Uttar Pradesh. Mais de 15 300 crianças beneficiaram do acesso à educação básica, sendo que cerca de 60% tem ido às aulas em escolas públicas ou privadas e o abandono escolar foi reduzido em 40%. Foram igualmente instaladas 117 unidades de eletricidade e 112 sistemas de biogás, sendo que outras 100 famílias receberam lâmpadas de energia solar para que as crianças possam estudar à noite. 97 escolas receberam instalações especiais para obter água e outros recursos sanitários”, conta a Dachser.

Na Namíbia, em particular, a ‘Terre des Hommes’ e a Dachser estão a trabalhar num projeto comum que terminará em 2017, com vista a melhorar as oportunidades futuras para os filhos dos San, o grupo étnico mais antigo do sul de África e que vive em condições de extrema pobreza em torno de fazendas ou em favelas na periferia de cidades pequenas. O objetivo do trabalho humanitário nesta região está centrado em estimular a frequência regular no ensino primário.

Já no Brasil, até 2017 a Dachser apoiará o trabalho do Centro para os Direitos da Criança de Limeira, em Campinas, no estado de São Paulo. Em Uttar Pradesh, na Índia, a Dachser e a ‘Terre des Hommes’ planeiam continuar os seus projetos até 2020, mantendo a atuação no âmbito da defesa do direito das crianças no acesso à educação e da proteção dos recursos naturais. Um dos objetivos será a melhoria das condições de vida dos Musahar, grupo indígena da região fronteiriça com o Nepal, que sofre discriminação e dificuldades económicas.

Por último, está previsto o auxílio a jovens que vivem em Mangolpuri, um dos maiores bairros marginais de Nova Deli, para que voltem à escola ou se formem profissionalmente através de módulos de e-learning.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever