O Grupo BEL apresentou a sua Estratégia de Sustentabilidade 2030: Impacto positivo que estabelece as linhas orientadoras que a empresa tem em curso para reforçar o compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
De acordo com o comunicado de imprensa, a estratégia assenta em três eixos: Ambiental, Social e de Governance, tendo sido assumidos seis compromissos materiais a partir do respeito pelo Ambiente e a Biodiversidade (promoção da transição energética e mobilidade verde e atuação para uma cadeia de valor circular e responsável); desenvolvimento das pessoas e comunidades (capacitação de talentos para o futuro e geração de impacto social nas comunidades) e integração do ESG (integração de práticas de Sustentabilidade na estrutura de Governance e decisões com base na análise dos impactos).
Conheça os compromissos assumidos pelo Grupo:
1.º compromisso: Diminuir a pegada de carbono em 25% até 2030;
2.º compromisso: 100% do TOP50 de Fornecedores a subscrever a Política de Fornecimento Responsável até 2028;
3.º compromisso: 40% de mulheres em cargos de decisão até 2030;
4.º compromisso: Incrementar o investimento em Educação, Desporto e Cultura, no âmbito da Responsabilidade Social, em 30% até 2030;
5.º compromisso: Desenvolvimento e implementação de um plano de ação para cada área de negócio enquadrado na estratégia de sustentabilidade do Grupo até 2026;
6.º compromisso: Atribuir 25% do volume de investimento a ações classificáveis como Taxonomia Verde até 2030.
Neste sentido, a estratégia define ambições concretas, associando um KPI específico e um prazo para atingir cada meta, fazendo também o reporte regular da evolução em cada compromisso num microsite desenvolvido especificamente para dar a conhecer este documento e a evolução da sua performance.
A melhoria contínua da comunicação e do design em sustentabilidade é também uma aposta do Grupo BEL.
Para Raquel Santos, diretora de Sustentabilidade do Grupo BEL, este plano “desenha o roadmap para um caminho ambicioso, com objetivos claros e transparentes, que queremos percorrer em conjunto com as nossas pessoas e os nossos stakeholders. É a direção certa para compreender e transformar a nossa criação de valor em impacto positivo”.
Desta forma, a Estratégia de Sustentabilidade firma também as bases para levar inovação sustentável às operações das empresas do Grupo “com o firme compromisso de mitigar a pegada ambiental e acelerar a transição energética com a aposta em parcerias, tecnologias e energias verdes”.
Em comunicado, o Grupo BEL afirmou querer ser exemplo no uso e na circularidade de recursos com uma governação responsável e sustentável que coloca os critérios ESG no centro da tomada de decisões.
Veja aqui o relatório na íntegra.