Descarbonização

UE: Portugal entre os países com descida nas emissões de GEE no segundo trimestre

UE: Portugal entre os países com descida nas emissões de GEE no segundo trimestre iStock

No segundo trimestre de 2024, as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na União Europeia (UE) registaram uma redução de 2,6% em comparação com o período homólogo. Portugal encontra-se entre os países que contribuíram para esta descida, de acordo com o Eurostat.

De abril e junho, foram emitidas um total de 790 milhões de toneladas de equivalente de dióxido de carbono (CO2-eq), comparativamente às 812 milhões de toneladas de CO2-eq registadas no mesmo período em 2023.

Segundo o serviço europeu de estatísticas, o produto interno bruto (PIB) da UE registou um aumento de 1% no segundo trimestre de 2024. Os maiores recuos homólogos de emissões de CO2-eq foram registados no fornecimento de eletricidade e gás (-12,1%) e os agregados familiares (-4,2%).

No período em questão, o Eurostat estimou que as emissões de GEE tenham diminuído em 19 países da Europa, em comparação com o mesmo trimestre de 2023, com as maiores reduções a acontecerem nos Países Baixos (-9,1%), na Bulgária (-6,3%), na Áustria e na Hungria (cada com -5,9%), enquanto a Suécia (5,5%), Chipre (4,4%) e a Lituânia (4,1%) aumentaram as suas emissões.

Dos 19 países que diminuíram as suas emissões de GEE, cinco registaram um declínio no PIB (Irlanda, Finlândia, Estônia, Letónia e Áustria). Já os restantes 14 países, diminuíram as suas emissões e aumentaram o PIB, são eles: Polónia, Dinamarca, Croácia, Espanha, Bulgária, Eslováquia, Portugal, Hungria, Bélgica, Itália, República Checa, Holanda, França e Alemanha.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever