A empresa ferroviária dinamarquesa Midtjyske Jernbaner encomendou à Siemens Mobility sete comboios movidos bateria de hidrogénio, no que é a terceira grande encomenda do género recebida pela Siemens.
Segundo o explicado, este é o primeiro contrato para comboios movidos a bateria na Dinamarca, sendo que representa o pontapé de saída do país, ou seja, faz parte de um projeto piloto, para substituir todos os comboios a diesel em operação no país.
O comboio, apelidado de Mireo Plus B, combina um sistema de bateria de alto desempenho que permite que operar em rotas com ou sem linhas elétricas instaladas por cima das carruagens devido à sua unidade híbrida de bateria. Os sete comboios elétricos de dois carros serão entregues até o final de 2024 e estão programados para operar em duas linhas na região de Midtjylland, na Dinamarca.
“Este é um passo crucial em nossa própria transição verde, mas também um passo significativo em direção à meta de tráfego de comboio neutro em CO2 em toda a Dinamarca”, disse Martha Vrist, CEO da Midtjyske Jernbaner Drift.
O trem pode acomodar 120 passageiros sentados, viajar até 140 km/h e tem um alcance de cerca de 80 km quando em operação com bateria. As baterias podem ser carregadas através da linha aérea de 25 kV em trechos eletrificados e recuperando a energia de frenagem do trem. Esta encomenda constitui apenas o terceiro pedido que a Siemens Mobility recebeu para o Mireo Plus B e o primeiro fora da Alemanha.