Este evento conta com a presença de representantes políticos das dez cidades que integram o projeto, nomeadamente Lisboa, Beja, Londres (Reino Unido), Madrid (Espanha), Frankfurt (Alemanha), Estocolmo (Suécia), Oslo (Noruega), Katowice (Polónia), Suceava (Roménia) e Zografou (Grécia).
A EVUE Transnational Meeting, que se realiza em Lisboa (dia 8) e em Beja (dia 9), “foi o momento selecionado para envolver os representantes políticos na prossecução dos objetivos do projeto, através da assinatura de um memorando de entendimento, que procura criar uma verdadeira rede de cidades promotoras da mobilidade elétrica na Europa”. A EMEL representa a cidade de Lisboa no projeto, sendo a anfitriã do evento.
Este evento irá ainda promover várias iniciativas ao longo dos dois dias, com o objetivo de partilhar experiências e políticas desenvolvidas pelas diferentes cidades parceiras no campo da mobilidade elétrica. A experiência portuguesa será ainda complementada com as participações das entidades que integram o Grupo Local de Apoio ao EVUE em Lisboa, nomeadamente o GAMEP (Gabinete para a Mobilidade Elétrica em Portugal) e Lisboa E-NOVA, que irão apresentar o projeto MOBI.E.
Haverá durante o evento um workshop com especialistas nacionais e estrangeiros onde será feita uma análise das estratégias de comunicação e disseminação da utilização dos veículos elétricos, cujo objetivo final é a elaboração de um “guia das boas práticas e recomendações para a estratégia de promoção da utilização de Veículos Elétricos nas cidades europeias, assim como desenvolver planos locais de ação para a mobilidade elétrica”.
O EVUE (Electric Vehicles in Urban Europe) é um projeto cofinanciado no âmbito do programa europeu URBACT II, liderado pelo município de Westminster (Londres) e pelo Sistema de Transportes de Londres, cujo principal objetivo é a análise e troca de ideias de como as cidades podem desenvolver estratégias integradas e sustentáveis para aumentar a utilização dos veículos elétricos.