exportações

Exportações de calçado nacional continuam a crescer

Exportações de calçado nacional continuam a crescer

As exportações portuguesas de calçado atingiram em 2014 cerca de 1 865 milhões de euros, um aumento de 8% face ao período homólogo. A conclusão é do estudo Setores Portugal “Calçado” publicado pela Informa D&B, que indica que o valor da produção de calçado tem verificado nos últimos anos uma tendência de crescimento, impulsionado, sobretudo, pelo “dinamismo” das exportações.

Assim, de acordo com o estudo, em 2014, a produção nacional de calçado atingiu os 1 910 milhões de euros. As importações, por seu lado, aumentaram 11% em 2014, para os 470 milhões de euros.

França mantém-se como o mercado externo mais importante para os fabricantes portugueses de calçado, com uma participação sobre as exportações totais à volta de 25%. Por seu lado, Espanha é o principal país de origem das importações e em 2013 foi a origem de cerca de metade do total de importações.

Em 2013, operavam um total de 1337 empresas no setor do calçado, o que significa uma subida de cerca de 1% face ao ano anterior. O volume de emprego gerado também aumentou ligeiramente, situando-se acima das 35 000 pessoas, sendo o número médio de pessoas por empresa de 26 pessoas.

Segundo os dados, em Portugal, predominam os fabricantes de pequena dimensão: cerca de 60% conta com menos de 10 empregados e menos de 10% emprega mais de 50 pessoas. Já a atividade produtiva concentra-se, sobretudo, na zona Norte de Portugal, onde se localizam quase 95% das empresas, destacando-se os concelhos de Felgueiras, no distrito do Porto, e Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, ambos em Aveiro.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever