Mobilidade

Comércio de bicicletas diminuiu na Europa em 2023

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Em 2023, a União Europeia (UE) exportou 1,03 mil milhões de euros em bicicletas (elétricas e não elétricas), o que representou uma diminuição de 10% face a 2022. O valor das importações situou-se em 1,98 mil milhões de euros, uma quebra de 21% comparativamente ao ano anterior, de acordo com os dados do Eurostat.

A análise do serviço europeu de estatísticas adiantou ainda que a UE exportou 293 mil bicicletas elétricas, ou seja, uma descida de 21% face a 2022, por outro lado, os dados mostram também que o espaço europeu importou 867 mil bicicletas elétricas, o que representou uma diminuição de 27% face a 2022.

Ao mesmo tempo, a UE exportou 852 mil bicicletas não elétricas, uma quebra de 17% comparativamente ao ano anterior, e importou 3,5 milhões, o que equivale a uma descida de 34%.

Em 2023, a Suíça foi o principal destino das exportações de bicicletas não elétricas da UE, representando 30% de todas as exportações para países fora da UE, em valor, seguida do Reino Unido (20%) e dos Estados Unidos da América (6%).

A Suíça e o Reino Unido foram também os principais destinos das exportações de bicicletas elétricas (46% e 26% do total das exportações extra-UE de bicicletas elétricas, respetivamente), seguindo-se dos Estados Unidos da América (10%) e da Noruega (9%).

No ano passado, as importações da UE de bicicletas não elétricas vieram principalmente de Taiwan (32%), Camboja (28%), China e Bangladesh (ambos com 8%).

A maioria das importações de bicicletas elétricas para a UE foram também provenientes de Taiwan (59%), seguida do Vietname (16%), Suíça (11%) e China (6%).

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