O Funicular da Pederneira, na Nazaré, é o mais recente projeto a ser aprovado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Neste ‘Olhar o PRR’, rubrica da Mobilidade by Sustentável, analisamos este investimento de 10 milhões de euros que deverá estar pronto em 2026.
O objetivo da obra, cujo contrato de financiamento já foi assinado, é implementar uma solução mecânica de deslocação, entre a Praia e a Pederneira, mais especificamente, um funicular, que permitirá mitigar as condições adversas da orografia da vila para a deslocação em modos ativos.
O funicular da Pederneira vai contar com uma extensão aproximada de 200 metros e o ascensor tem capacidade para 40 passageiros, prevendo-se o transporte de 300 pessoas por hora, em cada sentido. O objetivo é que seja um meio de transporte de uso diário, para os cidadãos, e não uma atração turística.
Os planos e estudos foram terminados em 2022, concluindo-se o projeto de execução de arquitetura e de especialidade de engenharia no segundo trimestre de 2023. As obras arrancam em 2024.
Este funicular irá juntar-se ao Elevador da Nazaré, inaugurado em 1889, para combater a orografia da vila.
Com o ascensor que liga a Praia da Nazaré e o Sítio a liderar o ranking dos transportes por cabo mais usados no país, segundo dados do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, acredita que o futuro funicular da Pederneira é, desde já, um forte “candidato ao segundo lugar” do mesmo estudo.
Durante a apresentação do projeto, o primeiro-ministro António Costa afirmou esperar que “os dois funiculares formam um sistema de mobilidade integrada que, apoiado pelos outros meios de mobilidade, permitem que se possa fixar para a Nazaré essa ambição de ser a primeira vila de carbono zero”.
De acordo com a equipa que desenhou o projeto, 80% dos habitantes da Nazaré andam de carro. Desses, 60% usam-no para deslocações inferiores a dois quilómetros.
Estima-se que se realizem cerca de 240 mil viagens/ano, que se traduzirão numa poupança de emissões de cerca de 120 toneladas de CO2/ano. A estimativa considera somente a substituição da deslocação em automóvel pelo funicular e não contempla emissões adicionais afetas a tráfego de agitação provocado pela procura de estacionamento, com a consequente poupança energética que daí resulta.
Este projeto de ligação da Praia à Pederneira por transporte por cabo surge no âmbito do PMUS – Plano de Mobilidade Sustentável da vila da Nazaré.
PRR: Funicular da Pederneira (Nazaré)
Financiamento: 10 milhões de euros
Sistema: Funicular
Capacidade: 40 por cada ascensor/ 300 pessoas por hora
Impacto previsto: Redução de 120 toneladas de CO2