Fusion Hydrogen 999 estabelece novo máximo de velocidade

A Ford Motor Company tornou-se no primeiro construtor automóvel a estabelecer um recorde de velocidade com um veículo movido a células de combustível.

A Ford Motor Company tornou-se, no passado dia 16 de Agosto, no primeiro construtor automóvel a estabelecer um recorde de velocidade com um veículo movido a células de combustível. O feito foi alcançado pelo Ford Fusion Hydrogen 999, a uma velocidade de 333,612 km/h no Lago Salgado de Bonneville, no estado norte-americano do Utah.

Gerhard Schmidt, Vice-Presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford Motor Company, afirmou que o resultado obtido em Bonneville irá contribuir para alargar os horizontes tecnológicos da companhia neste domínio, já que o recurso ao hidrogénio como combustível poderá, um dia, ter um papel primordial com vista a alcançarem-se as necessidades energéticas do sector dos transportes.

O 999 foi desenhado pelos engenheiros da Ford e construído pela Roush, em Allen Park, no estado do Michigan. À Ford coube ainda desenvolver o bloco eléctrico Buckeye Bullet, enquanto a Ballard Power Systems fornecia as células de combustível a hidrogénio de 400 kW.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever