A Garmin arrecadou receitas de 2820 milhões de dólares em 2015. De acordo com a companhia, as áreas de outdoor, fitness, aviação e marítima registaram em conjunto um crescimento de 9% face a 2014, contribuindo para 63% do total das receitas do ano.
Os resultados revelados esta quinta-feira (10 de março) pela companhia mostram que em 2015 a Garmin distribuiu cerca de 16,2 milhões de unidades de produtos, um incremento de 7% face a 2014.
Já no que diz respeito aos resultados do último trimestre de 2015, a Garmin refere que somou receitas de 781 milhões de dólares, com as áreas de negócio de outdoor, fitness, aviação e marítima a mostrarem-se as mais relevantes para os resultados finais, representando 66% do total.
“Apesar do desafiante ambiente económico a nível global, e do cenário extremamente competitivo que marcou o ano de 2015, conseguimos registar receitas e uma margem que excedeu as nossas expectativas”, refere Cliff Pemble, presidente e CEO da Garmin Ltd. “Vamos analisar o nosso relatório financeiro e diversificar a nossa base de receitas em categorias complementares, com recurso às aquisições que foram recentemente anunciadas. Temos produtos muito fortes em todos os nossos segmentos de negócio e estamos muito bem posicionados para entrarmos de forma positiva em 2016.”
Segmento Fitness cresce 14%
No último trimestre de 2015, o segmento de Fitness da Garmin registou um crescimento de 14% nas receitas, um resultado que de acordo com a empresa, “reflete a força das nossas ofertas de saúde e bem-estar, corrida e ciclismo”. Para 2016, a Garmin prevê igual crescimento para o segmento.
Outdoor cresce como os wearables
O segmento de Outdoor, por sua vez, registou no período em análise um crescimento de 6% nas receitas, “graças à forte contribuição dos nossos wearables para atividades outdoor.” A empresa iniciou 2016 com uma série de novos produtos neste segmento e com o anúncio da aquisição, ainda pendente, da DeLorme® e da PulsedLight™, que irá “permitir-nos expandir o nosso negócio para novas áreas de crescimento no futuro.”
Aviação ultrapassa expetativas da companhia
Por sua vez, o segmento de Aviação da empresa “apresentou um aumento das receitas de 12% no trimestre em análise, ultrapassando as nossas expectativas dado o crítico ambiente global que caracteriza atualmente o setor da aviação.” Em 2016, a Garmin irá continuar a investir nesta área de negócio, através do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.
Segmento Marítimo cresce 8%
O segmento Marítimo apresentou um crescimento de 8% nos últimos três meses do ano, um trimestre que de acordo com a Garmin é “tipicamente mais fraco”. Ainda assim, em 2015 “registámos melhoramentos tanto a nível das receitas como do lucro fruto do investimento significativo feitos nos últimos anos. Acreditamos que temos um alinhamento de produtos bastante forte e esperamos registar novamente um ano de crescimento em 2016.”
Automóvel cai 21%
O segmento Automóvel foi o único da companhia a decrescer, acompanhando o mercado global de equipamentos de navegação pessoal. Assim, no último trimestre de 2015, esta área de negócio da Garmin registou uma queda de 21 pontos percentuais. Ainda assim, “no primeiro trimestre de 2016 haverá novidades para a área automóvel com o lançamento de novos produtos que têm em atenção funcionalidade relacionadas com segurança.”