Um novo estudo da Universidade de Manchester identificou estratégias para promover a utilização de velas modernas, apesar da instabilidade da meteorologia. Os investigadores apontam que pode ajudar o setor do transporte marítimo a reduzir as suas emissões num terço.
A investigação, publicada na revista Ocean Engineering, calculou as emissões de carbono de mais de 1000 de navios que partiram das três principais rotas marítimas. Os resultados descobriram que a combinação da tecnologia moderna de vela com sistemas de rota eficientes poderia fornecer maiores garantias de economia de carbono através da utilização de uma técnica que reduz a incerteza de padrões climáticos imprevisíveis.
A estratégia envolve a utilização dos métodos já existentes para criar rotas no qual é atualizado as informações do tempo e do vento a cada 12 horas para permitir aos navios ajustar as rotas. Para testar a estratégia, o estudo simulou as viagens de 1080 navios no Mar do Norte, no Oceano Atlântico Sul e no Oceano Atlântico Norte, com um tempo de viagem até 12 dias.
A investigação descobriu que o método reduziu com sucesso a incerteza de condições climáticas imprevisíveis e mostrou que as velas e rotas eficientes podem proporcionar economias anuais de carbono de até 25%.
No entanto, embora o método reduza a incerteza de condições meteorológicas imprevisíveis, não a elimina completamente, explicam. A propulsão eólica e as rotas eficientes podem proporcionar economias máximas de carbono de até 29% em condições ideais, e a incerteza climática reduz essas poupanças em 10-20%.
Os investigadores consideram necessário mais investigação para compreender de que forma os navios podem alcançar estas poupanças máximas, na prática.