Mobilidade

Volvo Cars reduz em 84% as emissões provenientes do transporte marítimo

Volvo Cars reduz em 84% as emissões provenientes do transporte marítimo

A Volvo Cars tornou-se o primeiro fabricante automóvel mundial a anunciar a mudança para combustíveis de fontes renováveis no transporte marítimo, o que representa uma redução anual global de emissões de CO2 do transporte marítimo intercontinental de 55 000 toneladas.

As emissões de CO2 são reduzidas em pelo menos 84% em relação ao combustível fóssil. Esta redução é equivalente às emissões de CO2 de um camião a conduzir 1 200 vezes à volta do mundo.

O combustível utilizado é o FAME (ésteres metílicos de ácidos gordos) e baseia-se em fontes renováveis e sustentáveis, principalmente óleo alimentar usado. Não são utilizadas matérias-primas relacionadas com o óleo de palma ou com a produção de óleo de palma.

A Volvo irá utilizar combustível renovável para o transporte de contentores marítimos para as matérias-primas destinadas às fábricas sediadas na Europa e na América, bem como para toda a distribuição de peças sobresselentes efetuados globalmente através do transporte de contentores marítimos.

“A utilização de combustível de fontes renováveis não é a etapa final para eliminar o CO2 associado ao transporte marítimo mundial de mercadorias. No entanto, esta iniciativa mostra que podemos atuar já e implementar soluções que obtenham resultados significativos enquanto esperamos alternativas tecnológicas de longo prazo”, explica Javier Varela, Chief Operating Officer – Deputy CEO da Volvo Cars.

Quando o combustível renovável não está disponível para um carregamento específico, a atribuição de combustível renovável é utilizada através de um parceiro logístico para a rota de outro cliente noutro local.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever