Os eurodeputados adotaram novas regras para combustíveis marítimos menos poluentes. Durante as negociações com o Conselho, asseguraram que os navios terão de reduzir gradualmente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), reduzindo a quantidade de GEE na energia que consomem (abaixo do nível de 2020) em 2 % a partir de 2025 até 80 % a partir de 2050.
A meta aplicar-se-á aos navios de arqueação bruta superior a 5000 toneladas, que são, em princípio, responsáveis por 90 % das emissões de CO2, e a toda a energia utilizada a bordo ou entre portos da UE, bem como a 50 % da energia utilizada nas viagens em que o porto de partida ou de chegada se situe fora da União ou em regiões ultraperiféricas da UE.
A fim de reduzir significativamente a poluição atmosférica nos portos, os navios porta-contentores e os navios de passageiros serão obrigados a utilizar a alimentação elétrica em terra para todas as necessidades de eletricidade quando atracados no cais dos principais portos da UE a partir de 2030.
As novas regras também definem o objetivo de 2% de utilização de combustíveis renováveis a partir de 2034, se a Comissão Europeia comunicar que, em 2031, os combustíveis renováveis de origem não biológica representam menos de 1 % da matriz energética.
Falta agora o Conselho da União Europeia aprovar a lei, para que as novas regras entrem a vigor a partir de 1 de janeiro de 2025.