A conclusão é do ‘Estudo de Tendências de Logística Omnichannel’ da DHL feito em colaboração com a IDC Manufacturing Insights: o setor da logística e a cadeia de abastecimento têm “um papel significativo na transformação de um modelo de negócio omnicanal.”
De acordo com a DHL, os mercados e os consumidores “estão conscientes de que as abordagens baseadas em canais tradicionais não são eficazes no que diz respeito aos comportamentos de consumo a qualquer hora e em qualquer lugar e à criação de expectativas dos consumidores modernos.”
É precisamente este facto que tem levado a que uma nova abordagem omnicanal, em que todos os canais de vendas – estabelecimentos tradicionais, online e móveis – convirjam num único canal contínuo de fluxo de produto.
“Dentro dos próximos três anos, grande parte da população mundial, cerca de 90%, terá rápido acesso à internet móvel, sendo que muitos já pesquisam e compram online. Nos EUA, cerca de 70 a 80% dos consumidores já usam múltiplos canais antes de tomar uma decisão de compra, e prevemos que isso venha a acontecer na maioria dos mercados, no resto do mundo”, explica Matthias Heutger, vice-presidente sénior de Estratégia, Marketing e Inovação na área de Soluções e Inovação para Clientes da DHL.
Mas apesar da transformação omnicanal estar já em curso, o estudo indica que a maioria das empresas ainda não está preparada, persistindo ainda em abordagens baseadas num canal tradicional que não dão resposta às novas exigências dos consumidores.
Heutger acrescenta que “os consumidores esperam ter acesso à informação em qualquer altura, maior rapidez de entrega, e uma experiência de compra personalizada. As empresas não podem atender a essa expectativa se continuarem a utilizar uma abordagem baseada no canal tradicional. Uma estratégia de omnicanal é necessária para o sucesso futuro.”
Mais, o estudo revela que as empresas que dominam já o omnicanal ganharão vantagem competitiva significativa. “Apesar da complexidade de coordenar e integrar todos os canais de vendas, e os investimentos necessários para conseguir o cumprimento do cross-channel, os retalhistas que mais rapidamente adotarem esta estratégia apresentarão um crescimento significativo de clientes, um aumento da lealdade do cliente, uma maior rentabilidade e uma maior rotatividade de inventário”, indica o estudo.
De resto, o estudo sublinha que a cadeia de abastecimento e a logística “são processos fundamentais” no sucesso do omnicanal e para o cumprimento das promessas feitas aos clientes. “À medida que as empresas transformam as suas estruturas, processos e sistemas de TI para apoiar uma estratégia de omnicanal, os fornecedores de logística podem facilitar opções de atendimento personalizadas que desbloqueiem novos níveis de eficiência operacional e satisfação do cliente”, conclui.