Descarbonização

Empresa pública municipal da Maia reduziu em 85% emissão de GEE

Empresa pública municipal da Maia reduziu em 85% emissão de GEE Direitos Reservados

A Maiambiente, empresa pública municipal sob tutela e delegação da Câmara Municipal da Maia, anunciou que reduziu 6,75 toneladas nas emissões de CO2eq, ou seja, alcançou uma redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) foi na ordem dos 85% através do uso de combustível 100% renovável.

Os resultados foram alcançados devido a três viaturas movidas a combustível 100% renovável da Repsol que a Maiambiente tem em funcionamento desde julho.

De acordo com o comunicado de imprensa, o Diesel 100% Renovável da Repsol é um biocombustível avançado, tecnicamente um HVO – Óleo Vegetal Hidrotratado, sem origem fóssil e produzido a partir de matérias-primas renováveis, como, por exemplo, resíduos florestais, agrícolas e resíduos da indústria alimentar e agropecuária, entre outros.

A comunicação dá conta de que esta opção contribui, ainda, para a descarbonização da sua frota, uma vez que não obrigou a nenhuma modificação nos veículos, e possibilitou rumar às zero emissões líquidas, uma meta que a empresa pretende atingir a curto prazo.

Criada em 2001, a Maiambiente nasceu para dar resposta à necessidade de recolher, de forma organizada e estruturada, os resíduos sólidos urbanos, os materiais recicláveis e separados e a manutenção da limpeza e higiene dos locais públicos do concelho, tendo como missão “assegurar a gestão de resíduos sólidos e limpeza pública” e a visão de “ser reconhecida como uma referência nacional no setor”.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever