A MEDWAY anunciou esta terça-feira que passará a integrar a coligação de empresas ferroviárias de mercadorias europeias, Rail Freight Forward, numa iniciativa que tem como finalidade fomentar a competitividade do sector, através do desenvolvimento tecnológico, com base em objetivos comuns.
“A proteção do meio ambiente é uma necessidade urgente e uma missão com a qual há muito nos comprometemos. Enquanto agente de transporte de mercadorias, cabe-nos ser um catalisador de iniciativas por um planeta mais sustentável e melhor para viver, nomeadamente, através da mobilidade e da promoção do uso do transporte ferroviário, com vista à redução de emissões, ao descongestionamento das estradas, à diminuição do número de fatalidades rodoviárias e ainda à redução do ruído. Unimo-nos, assim, à Rail Freight Forward com a ambição de, em conjunto com empresas internacionais do sector, reduzir os efeitos negativos do transporte de mercadorias e promover uma economia mais sustentável”, destaca Bruno Silva, Director Geral da MEDWAY, em comunicado.
A Rail Freight Forward, relembre-se, tem a ambição de aumentar a quota modal do transporte ferroviário de mercadorias na Europa, passando dos ctuais 18% para 30% até 2030, apresentando este ‘crescimento’ como “a melhor solução macroeconómica para o crescimento europeu”.
Este tipo de transporte, refira-se, permite atualmente uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2, face ao mesmo transporte por modo rodoviário – redução essa que pode chegar aos 74%, se o transporte for efetuado com recurso exclusivo a locomotivas eléctricas, explica a MEDWAY.