Mobilidade

EUA: Veículos elétricos consumem mais eletricidade do que os comboios

EUA: Veículos elétricos consumem mais eletricidade do que os comboios iStock

Nos Estados Unidos da América (EUA), os veículos elétricos (VEs) estão a consumir atualmente mais eletricidade do que os comboios. A conclusão é do relatório mensal, referente a abril, da Energy Information Administration (EIA), que analisa a utilização de eletricidade nos EUA.

Segundo a entidade americana, no total, os veículos híbridos plug-in e os veículos totalmente elétricos consumiram 7.596 GWh no ano passado, comparando com os 1.581 GWh consumidos em 2018.

O relatório indica ainda que a eletricidade consumida pelo setor dos transportes, maioritariamente utilizada em comboios, atingiu os 6804 GWh, tendo, nos últimos anos, registado uma média de 7.000 GWh.

As percentagens de eletricidade consumida pelos veículos elétricos a bateria e pelos veículos híbridos plug-in eram muito próximas em 2018. No entanto, o número de opções de modelos elétricos a bateria aumentou e, mais recentemente, os preços também diminuíram, contribuindo para esta subida, explica a análise. Desta forma, em 2023, estes veículos representaram 72% do consumo total de eletricidade dos veículos elétricos.

Em vez de utilizar os seus inquéritos anuais, a EIA chegou a estes dados através de um novo modelo, que admite poder estar sujeito a erros. De seguida, comparou as estimativas com os dados de consumo das empresas de eletricidade que comunicaram a utilização final no que toca ao setor dos transportes, maioritariamente sistemas ferroviários.

“O modelo estima o consumo mensal de eletricidade de veículos elétricos para cada estado com base no número de VEs, no número médio de milhas percorridas com eletricidade e na economia de combustível do VE”, explica a entidade americana no relatório.

Desde 2003, que nos relatórios da EIA, a ferrovia tem-se registado a principal categoria de utilização final de eletricidade no setor dos transportes.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever