A Mercedes-Benz está agora a desenvolver uma fábrica para reciclagem de baterias, que está prevista arrancar em 2023, e será usada uma nova tecnologia, a Hydromettallurgy (hidrometalurgia). Tal surge no seguimento da criação na marca germânica de departamento da marca focado em questões de sustentabilidade.
Segundo o defendido pela Mercedes, esta tecnologia inovadora permitirá aumentar a taxa de reciclagem para 96%, sendo que através deste processo será possível mapear toda a cadeia do processo de reciclagem de baterias: desde o desenvolvimento de conceitos de logística e a reciclagem sustentável de matérias-primas valiosas até a reintegração do reciclado na produção de novas baterias.
Esta nova fábrica própria de reciclagem neutra em CO2 funcionará em Kuppenheim, sul da Alemanha, sendo que, inicialmente, uma planta de desmantelamento mecânico será construída até 2023, entrando em funcionamento, em fase posterior, a unidade de hidrometalurgia.
A fábrica piloto deverá ter uma capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais recuperados serão devolvidos ao ciclo de reciclagem para produzir mais de 50.000 módulos de bateria para os novos modelos Mercedes-EQ