Mobilidade

Munique recebe testes de condução autónoma da Volkswagen

Munique recebe testes de condução autónoma da Volkswagen

A Volkswagen Veículos Comerciais está a realizar os seus primeiros testes de condução autónoma com passageiros em Munique. No caminho para a produção em série, o Volkswagen ID. Buzz AD (Autonomous Driving) vai circular durante as próximas semanas, transportando decisores políticos, autoridades públicas e empresas, bem como representantes dos meios de comunicação social.

O programa de testes da Volkswagen também foi lançado em paralelo em Austin, Texas, EUA. O processo de desenvolvimento do veículo AD visa a sua utilização comercial em centros urbanos na Europa e na América do Norte, tanto para programas de partilha de boleias como para serviços de transporte.

“Expandir o nosso programa de veículos autónomos para a América do Norte é o próximo passo no nosso plano estratégico global e o resultado de um investimento a longo prazo”, afirmou Christian Senger, Membro do Conselho de Administração de Gestão e responsável pelo desenvolvimento da condução autónoma na Volkswagen Veículos Comerciais.

“Este projeto ajudar-nos-á a testar, validar e aperfeiçoar a tecnologia também nas estradas americanas.” O objetivo é expandir tanto os de serviços de transporte disponíveis no mercado e o variado portefólio de mobilidade do Grupo Volkswagen”, explicou.

Cada um dos veículos (que são classificados como veículos de nível 4 de acordo com a norma SAE), está equipado com câmaras, radar e tecnologia lidar. Durante a fase de testes, todos os veículos vão estar sempre ocupados por condutores humanos em permanência. O modelo de maior capacidade oferece espaço para quatro passageiros.

Na Europa, a MOIA, sucursal do grupo dedicada a serviços de mobilidade, será a primeira a utilizar veículos autónomos. Nos EUA, a Volkswagen, no futuro, não vai explorar autonomamente os serviços de condução autónoma, mas sim através de empresas do setor da mobilidade e dos transportes.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever