O Porto de Leixões voltou a registar um “recorde de cruzeiros e passageiros” em 2018. De acordo com a administração daquela infraestrutura portuária, em 2018, o Porto de Leixões recebeu 101 navios, cerca de 117 mil turistas e 57 mil tripulantes, números que representam um crescimento de 1% em número de navios e 22% em passageiros face a 2017.
De acordo com a administração do Porto de Leixões, para o próximo ano, “a expetativa mantém-se em alta”, com 110 escalas de navios de cruzeiros já agendadas, 14 das quais inaugurais. A administração diz ainda que “estas viagens vão trazer à região do Porto e Norte de Portugal cerca de 125 mil turistas”.
“A dimensão dos navios a escalar o Terminal de Cruzeiros também tem vindo a aumentar. Este ano chegaram a Leixões 26 navios com mais de 250 metros. Já em setembro, este porto recebeu o novo Mein Schiff 1, o maior navio de sempre a atracar no Terminal de Cruzeiros, com quase 316 metros de comprimento”, acrescenta a administração.
No top 3 das nacionalidades a visitar a região Norte de Portugal estão os ingleses, os alemães e os americanos. Estima-se, ainda, que os turistas que chegam ao Porto através do Terminal de Cruzeiros representem uma receita estimada de cerca de 9 milhões de euros.