Estes resultados devem-se sobretudo à carga contentorizada, que representa 47% do total de mercadorias, e aos granéis agroalimentares, que representam cerca de 30%. Os granéis agroalimentares registaram ainda um crescimento de 1% nos valores acumulados, com um total de 1,9 milhões de toneladas movimentadas.
Relativamente aos valores acumulados dos terminais que movimentam granéis sólidos, o Terminal Multiusos do Beato, o Terminal Multiusos do Poço Bispo, o Terminal da Cimpor e o Terminal de Granéis Alimentares de Palença , tiveram forte crescimento, com mais 90,9%, 13,3%, 69,3% e 28,3%, respetivamente.
No que se refere ao tráfego de granéis líquidos, a Estação de Assistência Naval do Porto de Lisboa aumentou 20,6%, o Terminal de Granéis Alimentares de Palença cresceu 19,8% e o Terminal do Barreiro subiu 55,7%.
Nos contentores, tanto o Terminal de Contentores de Santa Apolónia como o Terminal de Contentores de Alcântara tiveram valores de tráfego de quantidade de contentores superiores ao período homólogo em 2012.