De acordo com declarações de João Franco, presidente da Administração do Porto de Sines, ao Dinheiro Vivo, no caso dos contentores a evolução foi ainda mais significativa, com um crescimento de 68% em relação ao ano de 2012.Ao nível internacional, o segmento de carga contentorizada não deverá crescer mais do que 6%.
Segundo João Franco, a expansão do Porto de Sines numa conjuntura de crise é explicada pelos novos serviços regulares que passaram a utilizar o Terminal XXI do porto, “com forte destaque para a dupla paragem semanal do serviço de Extremo Oriente, bem como a nova dinâmica associada à nova unidade de produção da refinaria de Sines, que motivou um aumento das exportações de refinados”.
“O Porto de Sines já possui grandes vantagens competitivas, nomeadamente o seu posicionamento geográfico e o funcionamento dos terminais 24 horas por dia, 365 dias por ano sempre com flat-rate, a fiabilidade do serviço, a produtividade e o preço. Mas estas vantagens devem ser consolidadas com boas ligações ao hinterland, tendo a ligação ferroviária um papel incontornável”, referiu João Franco.