Presidente do porto de Luanda reconhece Sines como porto de referência

Presidente do porto de Luanda reconhece Sines como porto de referência

O Conselho de Administração da APS (porto de Sines) recebeu uma comitiva do porto de Luanda, liderada pelo seu presidente, Francisco Venâncio, que reconheceu em Sines “características ímpares”, que tornam este porto “uma infraestrutura de referência”.

A visita centrou-se na partilha de experiências entre os dois portos, nomeadamente no que diz respeito a características físicas e tráfegos, posicionamento estratégico e perspetivas de futuro, avança a APS em comunicado.

Francisco Venâncio referiu alguns dados interessantes do porto de Luanda, o principal porto Angolano responsável por cerca de 70% da movimentação total daquele país. Dispõe de sete terminais e fáceis condições de acesso, com calados a rondar os 12 m.

Luanda vê em Sines “um porto de referência” e esta visita teve como objetivo aprofundar conhecimentos principalmente ao nível da gestão portuária, onde a experiência e o know-how de Sines poderão aportar uma mais-valia considerável no desenvolvimento futuro do porto de Luanda.

Neste âmbito, importa ainda referir que o Governo de Angola irá investir na construção do porto do Dende, uma infraestrutura de águas profundas, cujas características físicas se aproximarão da realidade de Sines, constituindo um ponto de partida para o intercâmbio comercial entre os dois portos e consequente reforço dos fluxos de mercadorias entre Portugal e Angola. 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever