A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou, no passado dia 27 junho, o meioB, um sistema de mobilidade sustentável através de bicicletas elétricas que visa “transformar a forma como os cidadãos se deslocam” na região do Médio Tejo.
De acordo com o comunicado de imprensa, trata-se de um sistema intermunicipal de bicicletas elétricas partilhadas, “comprometido em promover a mobilidade suave no quotidiano da população e em oferecer uma alternativa ecológica e saudável ao transporte motorizado”.
Com uma rede de mais de 60 estações distribuídas por 11 concelhos, este sistema de bikesharing, “de utilização fácil, intuitiva e económico”, vai permitir deslocações entre Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.
O projeto resulta de uma parceria entre a CIM Médio Tejo e os municípios que a integram, representando um investimento de cerca 1,5 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Regional Centro 2020.
Segundo a nota de imprensa, o sistema meioB foi desenhado para promover a utilização da bicicleta na mobilidade quotidiana da população, sobretudo nas deslocações por motivo de trabalho, estudo ou para o acesso ao comércio e serviços.