O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) conta com um investimento de 1,264 mil milhões em mobilidade sustentável, destinados à melhoria dos transportes coletivos, após a reprogramação deste plano. Neste ‘Olhar o PRR’, rubrica da Mobilidade by Sustentável, analisamos o progresso da Linha BRT Boavista – Império.
A nova linha, com aproximadamente 4,2 quilómetros de extensão, visava ligar, inicialmente, a Praça do Império e a Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista), onde será garantida a articulação com a rede do Metro do Porto. A ligação será em via exclusiva. As estimativas iniciais eram de que o projeto tivesse uma procura média diária anual próxima dos 300 mil clientes.
O projeto inicial contemplava autocarros articulados movidos a hidrogénio. Na altura do lançamento do concurso público, a Metro do Porto estimava uma procura da ordem das 11 mil validações médias diárias, com uma frequência de viagens de 10 veículos por hora em cada sentido.
Em 2022, o projeto sofreu uma expansão, com a sua extensão a aumentar por mais 3,95 quilómetros até à Rotunda da Anémona. Uma vez que o projeto foi adjudicado por 25 milhões, mas o orçamento inicial era de 45 milhões de euros, foi utilizado o excedente para esta reformulação. O total do projeto é 66 milhões, já incluindo a aquisição de 12 veículos e um posto de abastecimento.
Serão adicionadas cinco estações (Antunes Guimarães, Garcia da Horta, Nevogilde, Castelo Queijo e Praça Cidade do Salvador), com oito veículos a circular por hora em cada sentido e cerca de mais nove mil validações médias diárias.
As obras iniciaram-se em janeiro e a previsão é que o serviço entre em funcionamento já no próximo ano, um atraso relativamente à expetativa inicial de término este ano. O BRT ligará a Casa da Música à Praça do Império em 12 minutos e à Praça Cidade S. Salvador (rotunda da Anémona), em Matosinhos, em 17.
Só no primeiro ano de operação do metroBus, a Metro do Porto antecipa mais de nove milhões de utilizadores, dos quais quatro milhões deverão ser “conquistados ao transporte individual”.
PRR: BRT Boavista – Império
Financiamento: 66 milhões de euros
Valor já transferido: 9,72 milhões de euros
Sistema: Bus Rail Transit (BRT)
Novas estações: Império, João de Barros, Serralves, Pinheiro Manso, Bessa, Guerra Junqueiro, Boavista (interface metro), Antunes Guimarães, Garcia da Horta, Nevogilde, Castelo Queijo e Praça Cidade do Salvador
Impacto previsto: Nove milhões de utilizadores