Consumo ético

Portugueses são os mais preocupados na UE com impacto ambiental dos produtos

A maioria dos portugueses (85%) considera muito importante (32%) ou importante (53%) o impacto do produto sobre o ambiente quando tomam uma decisão sobre que bens ou serviços comprar. É o maior valor global na União Europeia, revelam novas estatísticas sobre a utilização do rótulo ecológico da UE (EU Ecolabel).

Apesar desta preocupação, os portugueses são dos que menos reconhecem o rótulo ecológico da EU, com apenas 24% a referirem terem visto o logótipo anteriormente.

A nível europeu, o cenário inverte-se, com apenas 73% considerarem muito importante ou importante o impacto ambiental dos produtos. Já 38% tinham visto o EU Ecolabel anteriormente.

Relativamente à compra de produtos com este rótulo, 38% dos cidadãos europeus relata comprar “com frequência” e “por vezes”. Em Portugal, o valor desce para os 32%.

A confiança neste rótulo, isto é, que os produtos com esse logótipo “têm verdadeiramente um impacto ambiental menor do que produtos semelhantes no mercado” é maior em Portugal, com 41% a concordar totalmente e 37% em parte. A nível europeu, 28% apenas concorda totalmente e 46% parcialmente.

Os portugueses são também mais exigentes ao nível dos rótulos e declarações ambientais. 68% concorda totalmente que, para ser credível, o rótulo precisa de ser verificado independentemente e 40% considera que “as empresas fazem muitas vezes alegações ambientais enganadoras, levando os clientes a acreditarem que o seu produto ou serviço é amigo do ambiente”.

Ao nível europeu, 56% concorda totalmente que o rótulo precisa de ser verificado independentemente e 30% que as empresas fazem muitas vezes alegações ambientais enganadoras.

O EU Ecolabel já certificou quase 90 mil bens e serviços em 25 categorias diferentes de produtos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever