A TNT reportou esta semana receitas de 1,622 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, mais 1,3% face ao período homólogo e um prejuízo operacional de 11 milhões de euros. Com os ajustamentos face às alienações e taxas de câmbios, as receitas da TNT caíram 1,5%.
Os resultados operacionais reportados incluem 12 milhões de euros de reestruturação e outros custos em linha com as orientações. Os resultados operacionais ajustados caíram para um milhão de euros refletindo os custos relacionados com a execução da estratégia Outlook (20 milhões de euros), menores volumes no internacional e pressão nos preços, particularmente na Europa Ocidental.
Os investimentos da empresa cresceram para 78 milhões de euros (4,8% das receitas) no primeiro trimestre, com a maior parte das despesas de capital a recair para sorting, hubs, dêpots, veículos e IT.
Tex Gunning, CEO da TNT, refere que “estamos a progredir positivamente com a execução da estratégia Outlook. O desempenho do serviço e as receitas provenientes das PME melhoraram suportadas pelos investimentos em curso nas infraestruturas e IT. Durante o período do processo de oferta da FedEx iremos continuar a manter o foco nos nossos clientes e na eficiência operacional. Os resultados do primeiro trimestre foram afetados pelos custos de transição associados à nossa estratégia Outlook. A nossa orientação mantém-se inalterada: esperamos que 2015 seja um ano de transição seguido por melhorias todos os anos de 2016 em diante.”
“A TNT espera que 2015 seja um ano de transição desafiante marcado por investimento em novas instalações ou melhorias em outras e outros projetos de transformação como o Outsourcing em IT. A TNT antecipa reestruturações e outros custos entre os 25 milhões de euros e os 30 milhões de euros no segundo trimestre de 2015”, explica ainda a empresa.
Receitas na Europa registam quebra
De acordo com a TNT, as receitas de Internacional na Europa caíram 1,3% face ao período homólogo. As receitas da empresa no primeiro trimestre de 2015 refletem “as vendas mais fracas nos mercados da Europa Ocidental, parcialmente compensadas com crescimento em outros mercado”, indicam os dados.
A receita operacional ajustada diminuiu de 23 milhões de euros para 8 milhões de euros, “em parte impulsionadas pelos custos relacionados com a execução da estratégia Outlook (6 milhões de euros), em particular com a transição de IT e custos de projeção do Outlook”, indica ainda a companhia.
Adicionalmente, a receita operacional foi também afetada pelos custos de 4 milhões de euros associados ao lançamento de novas ligações aéreas e terrestres para melhorar o serviço em diversos países como a Alemanha, Itália, Turquia e Israel.
TNT espera 2015 com “condições comerciais adversas”
Para 2015, a empresa espera que persistam as “condições comerciais adversas, em particular na Europa Ocidental.” A empresa acredita que será um ano “desafiante”, marcado por investimentos em novas instalações e melhorias noutros projetos, como o Outsourcing em IT. A TNT antecipa reestruturações e outros custos entre os 25 milhões de euros e os 30 milhões de euros no segundo trimestre de 2015.