O Parlamento Europeu definiu a sua posição para negociar com o Conselho da União Europeia sobre o novo plano para rede transeuropeia de transportes (RTE-T). Entre os projetos abrangidos está a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.
No entender dos eurodeputados, os principais projetos da infraestrutura de transportes devem ser terminados até ao final de 2030 ao longo da rede principal da RTE-T. Aponta-se para 2050 a conclusão dos restantes projetos.
Em caso de atraso significativo, os eurodeputados sugerem que a Comissão Europeia inicie imediatamente um processo por infração e reduza ou ponha fim ao financiamento.
O Parlamento Europeu defende igualmente normas técnicas e operacionais unificadas para cada modo de transporte e salienta que o transporte intermodal deve ser feito principalmente por caminho de ferro, por vias navegáveis interiores ou transporte marítimo de curta distância, ao passo que os trajetos iniciais e/ou finais podem ser efetuados por estrada.
Essas normas traduzem-se em vias ferroviárias totalmente eletrificadas na rede principal da RTE-T, que circulem com, pelo menos, 160 km/h para transporte de passageiros e 100 km/h no de carga, que poderão atravessar as fronteiras internas da UE em menos de 15 minutos até ao final de 2030.
As negociações com o Conselho da União Europeia para a forma final da legislação iniciam-se a 24 de abril.