De acordo com o Logistics Management, Dan Albright, Vice presidente sénior da Capgemini Consulting, “os retalhistas estão a transformar as suas empresas e as suas abordagens ao mercado para responder ao poder do digital e satisfazer os consumidores, que estão sempre em mudança”.
Como revela o estudo, a prioridade das empresas de retalho é agora criar uma infraestrutura ágil que responda à forma como os consumidores compram. Belinda Griffin, gestora sénior da Capgemini, acredita que a colaboração das cadeias de abastecimento é essencial.
Segundo o estudo, existem quatro componentes fundamentais que podem ajudar a alcançar o sucesso na era do retalho omnicanal: visibilidade do inventário, produtos preparados para o online, dados sobre o consumidor e estratégias para responder às necessidades dos consumidores.
“A identificação do inventário e a sua monitorização e gestão são as competências chave que mais importância têm no retalho omnicanal.” Para além disso, de acordo com o estudo, nesta era é preciso que os produtos estejam preparados para ser vendidos no online, sendo sempre acompanhados de informação relevante e imagens que correspondam à realidade.
Em adição, a presença em vários canais online permite aos retalhistas obterem informações sobre os consumidores que até aqui não eram acessíveis, como críticas aos produtos, e que posteriormente podem ajudar a criar uma melhor experiência de compra.