As baterias não são a única solução para os veículos elétricos. Quem o diz é a Scania, que em comunicado sublinha que “o debate público muitas vezes considera erradamente os veículos elétricos com bateria como a única opção de veículos totalmente elétricos”.
De acordo com a empresa, “a resposta da Scania à necessidade de uma solução de transporte mais sustentável, com veículos elétricos, envolve várias áreas de investigação diferentes.” Nils-Gunnar Vagstedt, que lidera todo o trabalho da Scania na área da tecnologia de eletrificação, sublinha que “a nossa filosofia consiste em adotar uma abordagem mais ampla quando se trata de investigar todas as tecnologias sustentáveis, em vez de colocar todos os ovos no mesmo cesto.”
“Na nossa investigação e desenvolvimento também trabalhamos com veículos totalmente elétricos, movidos por células de combustível alimentadas a hidrogénio e veículos totalmente elétricos que podem ser carregados através de estradas eletrificadas”, acrescenta.
A estrada eletrificada é um dos projetos de eletrificação da Scania que está já em marcha. Desde junho de 2016 que uma faixa de dois quilómetros da autoestrada E16, fora da cidade sueca de Gävle, está a operar no âmbito de um projeto em curso com uma parceira de infraestruturas Siemens.
“Nessa autoestrada, os camiões Scania estão equipados com um coletor de energia por pantógrafo, que está montado na armação por detrás da cabina. Os pantógrafos estão, por sua vez, ligados a linhas aéreas que passam por cima da faixa do lado direito da estrada. Os camiões podem livremente ligar-se e desligar-se das linhas aéreas quando estão em movimento e carregar as baterias nos camiões que estão equipados com um grupo motopropulsor híbrido elétrico”, refere ainda a empresa.