A Scania e a Ericsson apresentaram no Mobile World Congress, que se realizou em Barcelona, uma parceria no campo da investigação que tem como objetivo acelerar a conectividade entre os veículos comerciais e as infraestruturas. De acordo com as empresas, “os avanços nas tecnologias de comunicação e nos futuros desenvolvimentos das redes 5G irão permitir melhorias no transporte de pessoas e carga”.
“Há algum tempo que falamos em introduzir comunicações entre veículos e entre veículos e infraestruturas, mas isso agora está de facto a arrancar”, refere Håkan Schildt, Diretor de Desenvolvimento de Estratégias e Negócios na unidade de negócio de Serviços e Soluções Conectadas da Scania. “Agora vemos maiores perspetivas para comunicações fiáveis através de redes móveis.”
Numa nota enviada às redações, a Scania sublinha que tem sido “pioneira na platooning, uma reunião de conceitos de grupos de camiões e trailers conduzidos em formação fechada, reduzindo desse modo a resistência ao ar e o consumo de combustível.” A atual legislação em vigor já permite que os camiões sejam conduzidos a uma distância segura entre si, através da utilização de dispositivos comuns no interior dos veículos, como o radar e o cruise control.
“Numa perspetiva mais ampla, as comunicações entre o veículo e a infraestrutura permitem, ao nível do sistema, estabelecer a planificação e organização da formação, bem como a dissolução de grupos, consoante as rotas e os programas. Os camiões podem assim juntar-se e separar-se dos grupos da melhor maneira”, refere.
“Tendo em conta os enormes benefícios, estamos convencidos de que as comunicações veículo-a-veículo irão ser implementadas pelos operadores de todos os tipos de transportes”, revela Claes Herlitz, Chefe do Departamento Automóvel da Ericsson.