Sandra Augusto, diretora de logística da AutoEuropa, em declarações ao Diário Económico, revelou que a segunda experiência piloto está já marcada para dia 3 de dezembro, “o objetivo é ter um comboio diário, entre a Alemanha e a fábrica portuguesa”, acrescentando ainda que se trata “de uma aposta estratégica de médio e longo prazo da AutoEuropa, justificada pelos previsíveis aumentos de custos dos transportes rodoviários”. “Neste momento a componente custo é neutral entre o rodoviário e o ferroviário, mas a curva para os próximos dez anos obriga-nos a pensar noutras soluções”, adiantou Sandra Augusto.
Este projeto da AutoEuropa está dependente da empresa encarregue da operação, a Deutsche Bahn Schenker (DBS). “Tudo depende da quantidade de material e de clientes que a DBS consiga, até porque, no sentido Palmela-Alemanha, a Autoeuropa só envia uma pequena quantidade de contentores vazios, uma quantidade pequena face ao que vem”, explicou.
A Autoeuropa envia 75% dos carros que produz, de comboio, até ao porto de Setúbal, de onde seguem de barco para Emder. O restante é transportado de camião para os mercados nacional, espanhol e sul de França, de acordo com aquele jornal.