Mobilidade

Número de veículos elétricos cresceu 76% na UE em 2021. Portugal não acompanha ritmo

O número de veículos elétricos para passageiros atingiu os 1,9 milhões em 2021, revelou o Eurostat. O valor representa um crescimento de 76%, com todos os estados-membros a registarem subidas. De um lado temos países como Finlândia (+136%), Croácia (+127%) e Itália (+122%) com grandes crescimentos. Já de outro temos países como a República Checa (+12%) e Espanha (+15%) com crescimentos pequenos. Em Portugal, a subida foi de 60,7%, não acompanhando a média europeia (18º melhor resultado na UE).

Olhando agora para números brutos, Portugal posiciona-se melhor, sendo o 9º país com o maior número de veículos elétricos. No topo da lista estão a Alemanha (618 mil), França (403 mil) e Países Baixos (245 mil). Em Portugal, existiam 43 309 veículos elétricos em 2021.

Se em termos brutos já são quase dois milhões de veículos na UE, a nível percentual o valor só representa 0,761% de toda a frota de veículos particulares em 2021. Apenas oito países estão acima deste patamar, com Portugal sendo o oitavo com uma taxa de 0,769%. Países Baixos (2,776%) e Dinamarca (2,390%) lideram a lista. Polónia (0,070%) e Chipre (0,056%) possuem os piores resultados.

Consumo de eletricidade no setor dos transportes cresce

O consumo de eletricidade da UE no transporte rodoviário (que inclui a eletricidade utilizada para autocarros elétricos e para carregar veículos) também registou um aumento notável em 2021 em comparação com 2020 (+80%).

Em termos absolutos, o consumo de eletricidade no transporte rodoviário atingiu 6 910 gigawatts-hora (GWh) na UE em 2021, o que corresponde a 0,3% do consumo final. O consumo mais elevado foi registado na Suécia (1 433 GWh), seguida da Alemanha (1 386 GWh) e dos Países Baixos (1 071 GWh). Por outro lado, Chipre (0 GWh), a Eslovénia (4 GWh) e Malta (5 GWh) registaram um consumo muito baixo. Portugal está nos piores lugares da tabela, especificamente, no 23º lugar com 17,5 GWh.

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