Mobilidade

Paris vai banir trotinetes elétricas partilhadas a partir de setembro

Paris vai banir trotinetes elétricas partilhadas a partir de setembro

Paris foi uma das cidades pioneiras na introdução de trotinetas elétricas partilhadas, em 2018. Agora, será pioneira na sua proibição, após um referendo local.

Quase 90% dos votantes – de um universo de 1,3 milhões de inscritos elegíveis, apenas 7,4% votou (equivale a 103 mil pessoas) – se expressaram contra a manutenção das trotinetes, o que levará a que os contratos das três operadoras privadas (Lime, Tier e Dott) não sejam renovados, após o seu término a 31 de agosto.

A presidente do município Anne Hidalgo classifica esta votação como “uma vitória da democracia local”. A votação era apenas consultiva, pelo que a medida ainda terá de ser aprovada pela Câmara Municipal de Paris.

A decisão não afeta a utilização de trotinetas elétricas privadas e surge após a cidade ter, anteriormente, diminuído o número de operadores para três, limitado o contrato para três anos, a velocidade para 20 quilómetros por hora e criado áreas designadas para estacionamento.

Em Paris existem atualmente cerca de 15 mil trotinetas elétricas e todos os meses são feitas, em média, 400 mil viagens com este tipo de veículos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever