Energias Renováveis

Aliança Europeia da Indústria Solar fotovoltaica quer reindustrializar o setor

Aliança Europeia da Indústria Solar fotovoltaica quer re-industrializar o setor

A Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica (ESIA) já reuniu mais de 110 novos membros em 17 países desde o seu lançamento em dezembro de 2022. Agora, os membros vão elaborar um plano industrial para redesenvolver, reduzir riscos e acelerar a indústria fotovoltaica na Europa em todos os segmentos da cadeia de valor, desde o silício aos módulos.

Nesse sentido, a ESIA criou quatro grupos de trabalho: Condições Comerciais Não-financeiras, Cadeira de Valor, Financiamento e Competências, liderados pelos players da indústria, como a Carbon, Enel Greenpower, Engie, IBC, Meyer Burger Technology AG e Wacker Chemie AG. O objetivo é alcançar uma série de ações concreta.

O plano de ação dos grupos de trabalho será anunciado na Intersolar Europe em Munique, de 14 a 16 de junho.

“Estamos muito satisfeitos com o progresso incrivelmente rápido da EU Solar PV Industry Alliance (ESIA), com mais de 110 membros de toda a cadeia de valor do solar, de mais de 17 países. É vital que continuemos a estimular uma robusta cadeia de valor industrial de energia solar fotovoltaica e estamos ansiosos para ver os resultados dos nossos quatro grupos de trabalho, que serão revelados ainda este ano”, comenta o Thematic Leader de Energias Renováveis ​​da EIT InnoEnergy e líder da ESIA, Javier Sanz.

A ESIA foi criada pela Comissão Europeia e é liderada pela EIT InnoEnergy (apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). O Comité de Direção é composto pela própria Comissão Europeia, pela EIT InnoEnergy, pela SolarPower Europe e pelo European Solar Manufacturing Council.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever