A EIT InnoEnergy foi nomeada como Secretariado da Aliança de Indústria Solar Fotovoltaica da UE pela Comissão Europeia. A Aliança quer alcançar uma capacidade anual de produção fotovoltaica de 30 GW até 2025. O objetivo poderá levar a um acréscimo de 60 mil milhões de euros por ano de novo PIB europeu.
A EIT InnoEnergy vai liderar a Aliança, segundo comunicado,”(…) nas suas ambições de desenvolver e acelerar a indústria fotovoltaica na Europa em todos os segmentos da cadeia de valor”.
O apoio à base de investigação e inovação solar fotovoltaica e o acesso ao financiamento, incluindo a criação de vias de comercialização para a produção de energia solar fotovoltaica são duas das sete áreas do plano de ação estratégico para alcançar este objetivo.
A primeira ação prioritária passa por mobilizar financiamento público e privado para projetos europeus de produção de energia solar fotovoltaica, utilizando os instrumentos de financiamento europeus, tal como o contributo do Banco Europeu de Investimento para alargar a capacidade de desenvolvimento de tecnologias energéticas limpas da UE, no contexto do RePowerEU.
A EIT InnoEnergy, apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), conta com o Conselho Europeu de Produção de Energia Solar no comité de direção da Aliança e com a SolarPower Europe.