O Conselho Europeu adotou hoje, dia 13 de maio, o regulamento relativo às normas de emissões de dióxido de carbono (CO2) para veículos pesados, que altera e reforça as regras atuas em vigor.
De acordo com o comunicado de imprensa, as regras atualizadas pretendem reduzir ainda mais as emissões de CO2 provenientes do transporte no espaço europeu e contam introduzir novas metas para 2030, 2035 e 2040.
Os novos regulamentos mantêm a atual meta para 2025, atualmente fixada em 15% de redução das emissões de CO2 para os camiões pesados com peso superior a 16 toneladas. Em consonância com os objetivos climáticos da União Europeia (UE) para 2030, o regulamento estabelece ainda as seguintes novas metas:
– Uma redução de 45% das emissões de CO2 a partir de 2030 (superior à anterior meta de 30%);
– Uma redução de 65% das emissões de dióxido de carbono a partir de 2035;
– Uma redução de 90% das emissões a partir de 2040.
Estas metas serão aplicáveis aos camiões médios, aos pesados com um peso superior a 7,5 toneladas e aos autocarros de turismo, bem como a veículos de serviços correspondentes, a partir de 2035.
As novas regras introduzem ainda uma meta de 100% de autocarros urbanos novos com zero emissões de CO2, a atingir até 2035, e uma meta intermédia de 90% para esta categoria, a atingir até 2030. Os autocarros interurbanos ficam isentos desta meta, uma vez que são considerados autocarros de turismo para efeitos de medição da redução das emissões.
“Normas mais exigentes para as emissões de CO2 vão ajudar a aumentar a percentagem de veículos com um nível nulo de emissões na frota de veículos pesados à escala da União Europeia (UE), garantindo simultaneamente que a inovação e a competitividade do setor são preservadas e reforçadas”, lê-se na nota de imprensa da entidade europeia.
Além disso, a Comissão Europeia irá também avaliar a possibilidade de desenvolver uma metodologia comum para a avaliação e comunicação das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida dos veículos pesados novos.
O regulamento agora alterado será publicado no Jornal Oficial da UE, e entrará em vigor 20 dias após a sua publicação. Segundo a comunicação do CE, a eficácia e o impacto do regulamento vão revistos pela Comissão Europeia em 2027.
De acordo com o comunicado de imprensa, o setor dos veículos pesados é atualmente responsável por mais de 25% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes do transporte rodoviário na UE.