Branded Content

Academia Ponto Verde: Educar os jovens para a reciclagem de embalagens

Academia Ponto Verde: Educar os jovens para a reciclagem de embalagens

A educação ambiental é uma das mais importantes ferramentas para enfrentar os desafios ligados à sustentabilidade. A Sociedade Ponto Verde (SPV), ao longo dos seus 27 anos de atuação, tem desempenhado um papel fundamental ao sensibilizar e dar conhecimento, em especial aos mais jovens, sobre a reciclagem de embalagens.
É uma atuação que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em especial o ODS 4, que visa uma “Educação de Qualidade” para todos, e o ODS 12, centrado na “Produção e Consumo Sustentáveis”. E, neste âmbito, a educação ambiental nas escolas surge como uma peça-chave na estratégia de atuação da SPV, por ajudar a incutir hoje, nas gerações mais novas, hábitos que vão contribuir para um futuro mais sustentável.
A Academia Ponto Verde (APV) é o projeto educativo da SPV que, desde 2019, envolve crianças e jovens nestes temas, de forma a garantir que cada geração está melhor preparada que a anterior quando o tema principal diz respeito à reciclagem de embalagens.
Na plataforma digital são disponibilizados materiais didáticos para auxiliar educadores e professores a integrar estas temáticas nos programas curriculares. Isto permite incentivar os alunos a terem um papel ativo, contribuindo para o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens, que são ambiciosas.
Hoje, a APV propõe iniciativas diversas, mediante as diferentes faixas etárias dos alunos, que englobam crianças de 3 anos até jovens do ensino profissional. Desde contos ilustrados, a concursos criativos e a jogos interativos, ou o roadshow “Reciclar é na boa”, que vai às escolas em todo o país. Fora do período letivo, as atividades da APV chegam a eventos como festivais de música ou feiras do livro, à praias e a tantos outros locais onde os jovens se encontram porque a máxima da SPV é “Onde Estiver Recicle Sempre”.

A Academia Ponto Verde (APV) é o projeto educativo da SPV que, desde 2019, envolve crianças e jovens nestes temas, de forma a garantir que cada geração está mais bem preparada que a anterior quando o tema principal diz respeito à reciclagem de embalagens.

A maior edição de sempre da Academia Ponto Verde nas escolas

Para o presente ano letivo 2024/25, a SPV tem a decorrer a maior edição de sempre do roadshow da APV, “Reciclar é na boa”, com o objetivo de alcançar mais de 300 escolas, de norte a sul do país e indo, pela primeira vez, aos Açores e à Madeira.
Esta novidade reforça o compromisso da SPV em sensibilizar as atuais gerações para a importância da reciclagem de embalagens, de forma a terem as ferramentas necessárias e sejam os influenciadores do futuro.
Com sessões interativas e formativas de 45 minutos, a APV proporciona aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos uma experiência lúdica e educativa sobre a reciclagem de embalagens, de forma a torná-la simples e de fácil acesso para todos.

Sensibilizar para transformar comportamentos

A aprendizagem através da APV permite que as crianças e os jovens compreendam, desde cedo, a importância de separarem e depositarem as suas embalagens após o consumo nos ecopontos, levando-os a desmistificar alguns mitos e a verem respondidas questões como “As tampas de iogurtes vão para o ecoponto amarelo?”, “É possível reciclar papel com restos de comida no ecoponto azul?”.
A APV motiva à ação e à participação ativa no processo da reciclagem de embalagens, mostrando que pequenas ações diárias podem ter um impacto muito significativo na vida de todos nós e no Planeta. Por isso, incentiva-se a que este conhecimento, obtido na escola, seja partilhado em casa, junto da família e amigos.

O desafio das metas de reciclagem em Portugal

Globalmente, o trabalho desenvolvido pela SPV tem como objetivo final apoiar o país a alcançar as metas nacional da reciclagem de embalagens, que são bastante ambiciosas.
Portugal precisa de estar a recolher em 2025, pelo menos, até 65% de todas as embalagens colocadas no mercado. Ainda que os progressos sejam visíveis, os dados mais recentes do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE) mostram que o ritmo atual é insuficiente para atingir essa meta e, portanto, é necessário acelerar.
No decorrer do primeiro semestre deste ano, registou-se a recolha de 226.985 toneladas de embalagens dos ecopontos nacionais, um crescimento de apenas 3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esta realidade sublinha a importância de se continuar a investir na educação e sensibilização ambiental. A reciclagem de embalagens depende do envolvimento ativo dos cidadãos, e é aqui que o papel das escolas e da APV se torna ainda mais relevante. Ao incutir hábitos de reciclagem, desde cedo, a SPV está a preparar as bases para uma sociedade mais consciente, responsável e comprometida com a sustentabilidade.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever