Europeus favoráveis a transportes mais ecológicos

Europeus favoráveis a transportes mais ecológicos

Um recente inquérito Eurobarómetro feito aos 27 Estados-Membros da União Europeia (UE) mostrou que dois terços dos automobilistas europeus aceitam cumprir novos limites de velocidade se isso significar a redução de emissões para a atmosfera.

53% dos inquiridos dizem-se também favoráveis à substituição de impostos sobre veículos existentes, por novos regimes de tributação baseados na sua utilização efetiva.

Por outro lado, 71% dos europeus afirmam estar abertos à possibilidade de utilizar transportes públicos se puderem adquirir um título que sirva para todos os meios de transporte, apesar da mesma percentagem considerar que estes não são tão “práticos” como os veículos pessoais e que existe insuficiência de conexões para a sua circulação. Da mesma forma, 64% considera importante a “reduzida frequência” dos transportes públicos.

Siim Kallas, vice-presidente da comissão europeia e responsável pelos transportes, afirmou que “estes resultados vêm impulsionar enormemente os esforços da UE tendentes a tornar os transportes mais sustentáveis. Revelam que as pessoas estão conscientes do que está em jogo e estão dispostas a contribuírem para reduzirem o seu impacto no ambiente. Iniciativas inteligentes, tais como regimes de tarifação ao quilómetro percorrido e um título de transporte único válido para todos os modos de transporte, apoiam-se nas tecnologias mais modernas e permitem que as pessoas optem pelo seu modo de transporte com conhecimento de causa”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever