O programa de sustentabilidade “Brew a Better World – Produzir um Mundo Melhor”, da Central de Cervejas, parte do Grupo HEINEKEN, define metas e ações concretas, centradas em três pilares: Ambiental, Social e Responsável. Esta abordagem reforça o compromisso da empresa em promover um mundo com emissões zero, mais saudável, inclusivo e equitativo.
As ambições de sustentabilidade da Central de Cervejas integram-se nas diversas atividades do negócio e ao longo de toda a cadeia de valor — da cevada até ao bar.
No Pilar Ambiental os focos são a redução da pegada de carbono, rumo à neutralidade carbónica na produção em 2030 e em toda a cadeia de valor em 2040, a promoção da circularidade e a proteção dos recursos hídricos. Destaca assim a aposta na transição energética para fontes de energia renováveis. Na cervejeira de Vialonga e na unidade de enchimento e engarrafamento da Água de Luso foram instaladas duas centrais de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo, num total de 8.412 painéis. Estes painéis produzem cerca de 3.189 MWh/ano e 1.378 MWh/ano respetivamente, contribuindo para o abastecimento das áreas de produção, armazéns e escritórios.
A aposta em energias renováveis também se estende a eventos como o NOS Alive e o Brunch Electronik. Em parceria com a EDP, foram instalados painéis solares nos recintos desses eventos, com o objetivo de fornecer energia renovável para o serviço de tiragem de cerveja. Na edição de 2024 do NOS Alive, por exemplo, 104 painéis solares foram instalados nos bares Heineken®, no bar central e no stand da marca, gerando cerca de 1.685 kWh de energia. No bar central, todas as cervejas foram servidas com o equivalente à energia solar produzida no local, sendo que, ao longo dos três dias de festival, 36% de todas as cervejas servidas nos bares da marca foram fornecidas por energia solar.
Outro eixo importante no pilar ambiental é a descarbonização dos processos logísticos. A empresa tem investido na otimização de cargas e rotas, além da substituição gradual da sua frota por veículos elétricos.
Em reconhecimento dos esforços em descarbonizar as suas operações, a HEINEKEN foi incluída, pelo segundo ano consecutivo, na lista A do Carbon Disclosure Project (CDP), uma referência internacional em termos de reporte ambiental.
A promoção da circularidade, particularmente no que se refere às embalagens, também é uma prioridade. A empresa procura constantemente materiais que reduzam o impacto ambiental e aumentem a reciclabilidade das suas embalagens. Esta abordagem inclui princípios de ecodesign e a redução do excesso de embalagens, o que contribui para a diminuição de resíduos. Um exemplo relevante é o uso de garrafas de vidro retornáveis pelas marcas de cerveja Sagres e da Água de Luso. Essas garrafas, após serem devolvidas, são devidamente higienizadas e reintroduzidas no ciclo de consumo, promovendo uma economia circular
Por outro lado, a marca Luso tem vindo a desenvolver ajustes nas suas garrafas de plástico, cujos projetos contínuos permitiram já uma redução de cerca de 21% de plástico/L utilizado, o que se traduz em 876 toneladas, entre 2012 e 2023. O objetivo é contribuir para um consumo mais consciente e para a redução da produção de resíduos.
Ainda no Pilar Ambiental, a proteção dos recursos hídricos é um foco importante. A Fundação Luso, em parceria com a Fundação da Mata do Bussaco, realiza desde há muito ações de plantação e reflorestação na Serra do Bussaco, que visam preservar a biodiversidade e proteger o perímetro hidromineral da Água de Luso.
No Pilar Social, a Central de Cervejas promove um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, ao mesmo tempo que apoia as comunidades onde opera. A empresa oferece programas de formação que incentivam comportamentos seguros, além de proporcionar rastreios de saúde, serviços de nutrição e apoio psicológico aos seus colaboradores. Para fomentar uma cultura de inclusão, a Central de Cervejas proporciona formação em práticas inclusivas para lideranças, promovendo um ambiente de trabalho que valoriza as diferenças e promove a igualdade de oportunidades.
Outra iniciativa relevante é a plataforma “Juntar os Mundos”, que promove o voluntariado empresarial, e que mobilizou 176 voluntários em 2023, acumulando mais de 600 horas de trabalho voluntário. Este programa tem como objetivo fomentar uma cultura organizacional solidária, aproximando a empresa das comunidades e promovendo o bem-estar coletivo.
A Central de Cervejas também apoia iniciativas como o projeto Futebol de Rua da Associação CAIS, que usa o desporto como ferramenta de inclusão social, oferecendo a pessoas em situação de vulnerabilidade a oportunidade de alcançar maior autonomia e melhores condições de vida.
Apoiar a economia nacional também faz parte da estratégia da Central de Cervejas. A empresa valoriza a agricultura local, como exemplificado pelo investimento na produção de cevada dística em Portugal, usada na produção de cervejas como a Sagres Bohemia 100% Cevada Nacional. Esta iniciativa visa apoiar os agricultores e cooperativas regionais e revitalizar a cultura da cevada em Portugal.
Também investe no apoio à cultura e ao desporto, quer através do patrocínio à Seleção de Futebol há mais de 30 anos, incluindo a Seleção Nacional Feminina, quer através do patrocínio aos mais variados eventos musicais, promovendo valores de inclusão, portugalidade, igualdade e convívio.
No Pilar Responsável, a Central de Cervejas defende e promove o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas, através de parceria como a da Prevenção Rodoviária Portuguesa, e investe 10% do orçamento de marketing da marca Heineken® em campanhas de sensibilização. Paralelamente, a empresa aposta em bebidas com baixo teor ou sem álcool, oferecendo aos consumidores alternativas que se adequam a diferentes ocasiões de consumo.
Ao perseguir esta agenda ambiciosa, a Central de Cervejas pretende tornar seu negócio mais resiliente e sustentável, alinhado com práticas de governança ambiental e social (ESG), numa jornada que exige ação colaborativa e empenho contínuo.