Descarbonização

Ilhas Baleares vão utilizar taxa turística para financiar 79 projetos de sustentabilidade

Ilhas Baleares vão utilizar taxa turística para financiar 79 projetos de sustentabilidade iStock

A Comissão Fiscal de Turismo Sustentável (ITS) das Ilhas Baleares, em Espanha, deu ‘luz verde’ a atribuição de 376,9 milhões de euros dos fundos correspondentes à taxa turística referente a 2024 e 2025 para o desenvolvimento de 79 projetos, que visam melhorar a sustentabilidade e o ciclo da água no território.

A informação foi divulgada em conferência de imprensa pelo ministro do Turismo espanhol, tendo sido avançado ainda que estes projetos vão ser financiados a partir de 65% das verbas da taxa turística.

De acordo com a notícia da Hosteltur, jornal espanhol, a ilha de Maiorca receberá a maior parte destes fundos, com uma dotação de 229 milhões de euros, o que representa 63,35% do total. Em segundo lugar, está Ibiza que obterá 67,5 milhões de euros, ou seja, 18,66% do total.

Em seguida, está Menorca com um valor atribuído de 53,7 milhões de euros (14,85%) e Formentera com 11,3 milhões de euros (3,14%). A distribuição dos recursos acontecer em função das necessidades de cada ilha em termos de sustentabilidade, bem como aos projetos específicos apresentados pelos diferentes conselhos insulares e municipais.

Com um investimento de 247,2 milhões de euros para 34 projetos, as iniciativas ambientais e de gestão do ciclo da água são o foco desta iniciativa das Ilhas Baleares, projetos estes que visam melhorar a sustentabilidade das infraestruturas de abastecimento e saneamento, modernizar os sistemas de abastecimento de água para consumo humano e otimizar a eficiência energética das referidas instalações.

De acordo com o ministro, “este esforço responde ao objetivo do Governo das Baleares de preservar os recursos hídricos e proteger o ambiente natural em todas as ilhas”.

Foi ainda anunciado outro dos principais objetivos do ITS, que passa por promover atividades turísticas ao longo de todo o ano, incentivando à criação de produtos e atividades turísticas sustentáveis ​​e atrativas fora da época alta. Para isso, foram aprovados mais 23 projetos com um investimento que ultrapassa os 67 milhões de euros no total.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever