Energias Renováveis

AIE prevê aumento da capacidade de energia renovável

AIE prevê aumento da capacidade de energia renovável

A capacidade de energia renovável irá duplicar, a nível mundial, nos próximos cinco anos, devido à crise energética. A conclusão é do Renewables 2022, o relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) na terça-feira, dia 6 de dezembro.

Os biocombustíveis, de acordo com o relatório, deverão crescer entre 2022 e 2027, com 80% da expansão global prevista a ser representada pelo Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia e Indonésia.

A AIE referiu ainda que vários países aceleraram os processos de transição energética, devido às preocupações com a segurança energética provocadas pela guerra na Ucrânia, tendo instalado capacidade eólica e solar. A capacidade global de energia renovável prevê-se que, no período 2022-2027, cresça 2.400 gigawatts (GW).

A capacidade eólica global irá duplicar, sendo um quinto do crescimento responsável por projetos offshore. Já a capacidade solar fotovoltaica global deverá triplicar, ultrapassando o carvão, no início de 2025, como a maior fonte global de eletricidade. As duas fontes de energia irão representar acima de 90%, nos próximos cinco anos, da capacidade de energia renovável adicionada.

A implementação de programas de incentivo à instalação de painéis solares em telhados comerciais e residenciais foi uma das recomendações da entidade, sediada em Paris, aos Estados-Membros da UE.

A Agência Internacional de Energia afirmou que, entre 2022 e 2027, a capital da China, Pequim, seja responsável por metade das novas adições de capacidade de energia renovável global e Washington, nos Estados Unidos, nos próximos anos, deverá acelerar a implementação de energias verdes.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever