A Clean Oceans Initiative é a nova coligação global, que junta 27 países da União Europeia e 16 países fora da União, para combater a poluição de resíduos plásticos nos oceanos. Os bancos nacionais francês, alemão e espanhol, em conjunto com o Banco de Investimento Europeu (BEI), vai financiar o projeto com 4 mil milhões de euros até 2025, noticia o portal Euroactiv.
O anúncio foi feito durante o One Ocean Summit Friday, que se realizou no dia 11 de fevereiro na cidade de Brest (França). Nesse âmbito, 14 países também anunciaram medidas para fortalecer a luta contra a pesca ilegal, através da melhoria do controlo nos portos e a mobilização das marinhas nacionais para monitorizar este tipo de pesca.
Já 22 armadores europeus concordaram em tomar medidas concretas em várias áreas que afetam o ecossistema subaquático, contida no rótulo da Green Marine Europe que dizem respeito, por exemplo, às emissões de gases com efeito de estufa, ao ruído e às descargas de óleos.
Aliado a isso, 35 grandes players, incluindo 18 portos europeus, anunciaram que vão “acelerar o fornecimento de eletricidade a navios no porto”, para reduzir a poluição nas cidades portuárias.
Outra das novidades é que já são 86 estados/países que aderiram à coligação que pretende “proteger 30% da terra e do mar do mundo até 2030”, criada na One Planet Summit, em janeiro de 2021.